Início » Café da manhã saudável: comidas rápidas e leves para começar o dia
Comes e Bebes

Café da manhã saudável: comidas rápidas e leves para começar o dia

café da manhã saudável

Alimentar-se de maneira equilibrada é uma das melhores maneiras de garantir a manutenção de uma vida saudável e com qualidade. Além da prática regular de atividades físicas e de evitar hábitos que podem ser prejudiciais para a saúde (como fumar e consumir álcool em excesso), a alimentação é o terceiro pilar responsável por garantir que nosso metabolismo funcione da melhor maneira possível, mantendo o corpo saudável.

Dentre as refeições que compõem o cardápio do nosso dia a dia, o café da manhã pode ser considerada a mais importante de todas elas. Mas por que um café da manhã saudável tem um papel tão relevante para a nossa saúde e como fazer com que essa refeição seja rápida e leve? É o que você vai saber neste post. Continue a leitura e confira!

Por que o café da manhã é uma refeição importante?

O café da manhã é a primeira refeição do seu dia. Portanto, é ela que vai ajudar a garantir que você comece as atividades da sua jornada com a energia e a disposição de que precisa. Sem ele, fazer as tarefas em jejum pode resultar em queda da disposição, da capacidade de concentração e, principalmente, da sensação de bem-estar que você precisa para a jornada.

Além disso, a ciência já mostrou que quem tem o hábito de saltar o café da manhã também apresenta maior dificuldade de controlar o peso corporal e maior tendência para consumir calorias em excesso nas outras refeições, visto que o corpo tenta compensar a falta de energia observada no início da manhã.

Quais são os melhores alimentos para consumir no café da manhã?

O seu café da manhã deve ser uma refeição que visa ao fornecimento de energia para o corpo. Por isso, ela deve ser reforçada, porém com foco nos nutrientes certos.

De maneira geral, seu café da manhã deve ter carboidratos, afinal, eles são os responsáveis pela produção imediata e eficiente de energia para o corpo — em especial para o nosso cérebro. Nesse sentido, é sempre importante escolher uma fonte como pães, tapioca ou cereais para fornecimento rápido desse nutriente.

Você também vai precisar de vitaminas e alguns minerais para garantir que seu metabolismo se mantenha em alta no início do dia. Assim sendo, o consumo de frutas (seja na forma original, seja na de vitamina ou suco) é um hábito importante para se manter nessa refeição.

Por último, mas não menos importante, você deve escolher uma fonte de proteínas para compor a sua refeição. Elas vão ajudar na manutenção do seu apetite e também atuar na recuperação e no crescimento das fibras musculares — como na construção de enzimas e outras moléculas transportadoras importantes do nosso sangue. Por isso é que ovos, leites, queijos e outras fontes proteicas também devem fazer parte dessa refeição.

Como posso montar um cardápio para um café da manhã saudável?

Para montar um café da manhã saudável e 100% de acordo com suas necessidades nutricionais, é importante contar com a orientação de um nutricionista. Esse profissional é capaz de entender suas demandas corporais, seus hábitos alimentares e sua rotina, montando cardápios adequados à sua realidade e fáceis de seguir no dia a dia.

Entretanto, para você já começar a mudar alguns hábitos, algumas dicas podem ajudar:

– Se não for praticar nenhum tipo de atividade física pela manhã, sempre escolha uma fonte de carboidrato integral, já que as fibras ajudam a controlar o apetite. Pães integrais, granola e cereais como a aveia são boas opções;

– Adicione uma fruta na refeição — no formato de suco ou, preferencialmente, em sua forma original, que oferece mais fibras e concentração de vitaminas;

– Encontre sua porção de proteínas perfeita. Você pode optar por um copo de leite de vaca ou de leite vegetal (caso não consuma produtos de origem animal), fatias de queijo, iogurte, ovos mexidos ou até uma porção de oleaginosas.

Não importa qual é o café da manhã saudável mais adequado para seu perfil físico e metabólico, para começar o seu dia bem, lembre-se sempre de que essa refeição jamais deve ser deixada de lado.

E você, como costuma compor o seu café da manhã? Conte para a gente nos comentários!