Início » Escolhendo cervejas especiais para complementar um jantar especial
Comes e Bebes

Escolhendo cervejas especiais para complementar um jantar especial

cervejas especiais

A cerveja é uma das bebidas favoritas dos brasileiros.

Não importa o evento ou a ocasião, ela sempre vai aparecer como uma das opções para você saborear junto com uma refeição.

Mas, diferentemente do vinho, a cerveja dificilmente é associada a uma estratégia de harmonização com os pratos que estão sendo servidos em um determinado momento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar que a cerveja merece um bom reconhecimento quando o assunto é fazer parte de um cardápio. Você vai aprender a escolher cervejas especiais adequadas para complementar um jantar especial! Então, continue a leitura e confira!

O que é harmonização?

Para falar de escolha de cervejas especiais para um jantar único, é impossível não citar a harmonização. Em linhas gerais, ela é a técnica de combinar aromas, sabores e outras características de uma determinada bebida com diferentes tipos de comida — ou vice-versa.

Portanto, a harmonização vai permitir que você tenha uma percepção ou um realce dos atributos da bebida e da comida quando elas forem consumidas juntas, por conta da combinação perfeita de seus aromas e sabores.

Ao que você deve se atentar quando fizer uma harmonização?

Para acertar na harmonização de cervejas especiais, é preciso conhecer todas as características da bebida que será consumida: com quais ingredientes ela foi produzida, qual é a intensidade dos seus sabores, quais são seus aromas característicos e o que não combina com ela.

Conhecer o prato também é fundamental. Você precisa entender como ele foi preparado, quais os principais sabores que se destacam na combinação dos ingredientes e qual tipo de aroma ele costuma produzir após estar pronto.

Uma boa harmonização obedece regras simples, como:

– Ser feita por corte — quando as características da bebida quebram uma característica do prato (e vice-versa);

– Ser feita por contraste — com a combinação de características completamente diferentes entre prato e bebida;

– Ser feita por semelhança — quando se combinam características e elementos sensoriais que se completam ou assemelham.

Especificamente com cervejas especiais, você precisa se atentar aos seguintes aspectos: o tipo de malte usado em sua produção (que pode ser mais ou menos torrado), a quantidade de lúpulo (que pode deixá-la mais ou menos amarga) e o teor alcoólico (que vai definir a sua intensidade).

Quais são as principais dicas para uma harmonização de cervejas especiais?

A fim de escolher as cervejas especiais certas para complementar um jantar singular, existem algumas dicas básicas de harmonização que podem ser úteis.

Siga sempre a regra de harmonizar bebidas leves com pratos leves e cervejas fortes com pratos igualmente intensos. Outra boa recomendação é considerar as Ales como cervejas de aromas e sabores mais fortes e as Lagers de sabores mais suaves.

Cervejas com muito lúpulo vão muito bem com pratos picantes, enquanto as mais escuras e com sabor de torra combinam com comidas assadas ou grelhadas.

A regra da região de produção também dá muito certo com as cervejas, por isso bebidas e comidas que são fabricadas em um mesmo país ou estado geralmente funcionam muito bem juntas.

Quais são as harmonizações clássicas?

Invista sempre em harmonizações com pratos clássicos:

– Queijos macios vão bem com cervejas Pilsen e de trigo, enquanto os duros combinam com Pale Ales e Stouts;

– Oleaginosas, como amendoins, castanhas e amêndoas, combinam com Ambers e Lagers;

– Frios combinam com cervejas de trigo;

– Frituras são perfeitas para cervejas Pilsen clássicas;

– Hambúrgueres são o prato ideal para as Indian Pale Ales;

– Peixes assados devem ser harmonizados com Pilsens bem leves;

– O churrasco é o local perfeito para uma Porter ou uma Amber Lager;

– Pratos condimentados vão bem com cervejas dos tipos Bock, Dunkel ou Dark Lager;

– As sobremesas são ideais para harmonizar com Belgian Strong Ale ou Strong Dark Beer.

Como podemos ver, a harmonização de cervejas especiais com o seu jantar especial pode abrir muitas possibilidades para você explorar — e o que mostramos acima é só o começo!

Para aumentar seu leque de alternativas de pratos, que tal usar o portal da Artkulinaria para aperfeiçoar suas técnicas na cozinha? Esperamos por você!