Início » [Profissão: chefe de cozinha] Será que você tem o que é preciso? Descubra!
Novidades

[Profissão: chefe de cozinha] Será que você tem o que é preciso? Descubra!

chefe de cozinha

Ser um chefe de cozinha é uma profissão que atrai cada vez mais pessoas interessadas em levar o amor pela culinária a outro nível.

Entretanto, para seguir nessa carreira, é preciso saber se você tem mesmo tudo aquilo de que precisa para virar um chefe de cozinha de primeira.

Pensando nisso, neste post, separamos as principais competências que um bom chefe de cozinha deve ter e algumas coisas que ele deve deixar de lado. Nesse sentido, é válido lembrar que, dentro dessas competências, encontram-se tanto as habilidades técnicas quanto as características pessoais do profissional. Então, que tal conferir se você se encaixa no perfil?

O que um bom chefe de cozinha deve ter?

Habilidades técnicas

Obviamente, um bom chefe de cozinha precisa ter habilidades técnicas, na medida em que elas vão facilitar muito seu trabalho e sua capacidade de liderar um time. E essas habilidades podem, e devem, ser constantemente aprimoradas. Para tanto, invista em cursos e especializações que atendam às suas necessidades quando o assunto é técnica de cozinha.

Paixão pela cozinha

Agora, de nada adianta ter habilidades técnicas e tomar a decisão de se tornar um chefe de cozinha se você não amar de verdade tudo que está relacionado com a prática da culinária. Para a grande maioria das pessoas, comida é sinônimo de prazer.

Assim sendo, se você quer ser um chef respeitado, precisa também amar essa parte importante da vida de todos. Ter paixão pela cozinha é saber explorar, não ter medo de provar, se divertir ao assumir o fogão e realmente sentir prazer em colocar a mão na massa.

Muita curiosidade e vontade de explorar

Um bom chefe de cozinha é curioso e adora explorar novidades. Por isso, não faz muito sentido ficar apenas no bê-á-bá das receitas tradicionais que você aprendeu a fazer em casa ou no seu curso de culinária. Para conhecer novas combinações, diferentes receitas e técnicas inovadoras é preciso sempre estar disposto a ir além.

Agilidade e ousadia

O tempo na cozinha é precioso, especialmente se você é um chefe de cozinha que vai assumir um estabelecimento comercial. Seus clientes constantemente estarão com fome e ansiosos por um prato de comida.

Por isso, um bom chef precisa ser ágil (com os utensílios, as panelas e os ingredientes), mas também ter muita ousadia e jogo de cintura. Algo deu errado ou saiu do plano inicial? Saber contornar a situação da melhor maneira possível é uma das principais características de um bom chefe de cozinha.

Paciência e resiliência

Se você já conversou com alguém que atua em uma cozinha, muito provavelmente ouviu falar que esse não é um dos ambientes mais fáceis de trabalho, seja pela relação com os colegas de fogão, seja pela exigência dos clientes.

Um bom chefe de cozinha tem duas características que devem sobrar no seu perfil: paciência e resiliência. Especialmente no começo da carreira, você vai tomar alguns tombos — e muitos, muitos sustos —, então é preciso, acima de tudo, ser paciente e resiliente para seguir em frente em busca dos melhores resultados para o futuro.

Capacidade de liderança e equilíbrio emocional

Além da paciência e da resiliência, um bom chefe de cozinha deve ter uma grande capacidade de desenvolver a liderança diante de seus colegas de trabalho e subordinados. Lembre-se de que, uma vez nesse cargo, a responsabilidade de tudo que acontece na cozinha é sua.

Por isso, saber liderar é o caminho para o sucesso. E não esqueça que liderar é muito diferente de dar ordens, ok? Além disso, você vai precisar ter bastante equilíbrio emocional, principalmente para não deixar os momentos de desafio o abaterem.

E o que ele não deve ter?

Um chefe de cozinha precisa ter todas as características acima, mas precisa deixar de lado outras que não têm nada a ver com a profissão e devem, definitivamente, ficar de fora da cozinha. Entre elas, podemos destacar:

– Falta de paciência;

– Medo;

– Preguiça;

– Frescura em relação aos alimentos;

– Preconceitos.

Quer virar um chefe de cozinha de verdade? Tem as características que citamos acima? Então, não perca mais tempo e desenvolva suas habilidades técnicas com as várias opções de cursos oferecidos pela Artkulinaria!