Início » Cozinhar bem é dom ou prática?
Novidades

Cozinhar bem é dom ou prática?

cozinhar bem

O ato de se alimentar é essencial para garantir uma vida equilibrada e saudável. Entretanto, da mesma maneira que se alimentar é obrigatório para a nossa saúde, o ato de cozinhar não funciona do mesmo jeito.

Não é todo mundo que sabe — ou gosta — de cozinhar. E, muitas vezes, o que muitas dessas pessoas fazem é usar o argumento de que não nasceram com o dom para cozinhar bem. Mas será que isso existe mesmo? Afinal, cozinhar bem não deveria ser uma questão de prática?

É justamente sobre esse assunto que vamos falar no artigo abaixo. Então, acompanhe a leitura e saiba mais!

Não existe dom para cozinhar bem

Por mais que muitas pessoas afirmem que para ser bom na cozinha basta apenas nascer com o dom e a habilidade para tal, as coisas não funcionam bem assim na culinária. Não existe um dom para poder assumir a cozinha, visto que cozinhar nada mais é do que aprender determinadas técnicas para preparar os alimentos que você vai consumir.

Fritar um ovo, preparar um arroz ou, até mesmo, fazer uma simples salada de frutas são atividades fáceis, que dependem, nada mais nada menos, da sua vontade de aprender. Portanto, não é preciso ter dom para isso.

A prática leva à perfeição

Não tem segredo: cozinhar bem é uma questão de prática. E como você sabe, a prática leva à perfeição. Por isso, se quer melhorar sua técnica na cozinha ou surpreender alguém com aquele tempero maravilhoso é preciso começar a colocar a mão na massa regularmente. Quanto mais você assumir a cozinha em casa ou na sua rotina, mais vai começar a compreender os atalhos e os segredos para desenvolver uma boa receita.

Dicas para mandar muito bem na cozinha

Logicamente, só a prática não vai fazer você virar um respeitável cozinheiro que pode assumir um restaurante, por exemplo. Por isso, junto com ela, você também precisa estudar as técnicas para entender como vai aprimorar o que já sabe fazer e, é claro, aprender novas competências.

Para dar uma forcinha, a seguir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo de cozinhar bem. Confira!

Pesquise muito

A pesquisa é o melhor caminho para conhecer receitas diferentes, novas técnicas e combinações diversificadas. Nesse sentido, tenha livros de receita em casa, assista a vídeos na internet, siga blogs de cozinheiros e sempre esteja atrás de novidades.

Acompanhe seus cozinheiros favoritos

Não estamos falando para você seguir apenas os cozinheiros famosos. Acompanhe também aquelas pessoas que você sabe que cozinham bem — ou que estudam gastronomia — para sempre estar por dentro das novidades.

Viu um prato bonito? Tente reproduzi-lo!

Com a presença da internet no nosso dia a dia, frequentemente somos impactados por vídeos e fotos de receitas saborosas. Gostou de alguma? Essa é a hora de reproduzi-la! Coloque a mão na massa e teste seus conhecimentos.

Cozinhe para outras pessoas

Nada é melhor do que o feedback de outras pessoas sobre a sua técnica. Assim sendo, cozinhe para companheiros, amigos e família frequentemente. Com certeza, eles vão ajudá-lo a melhorar o desempenho na cozinha.

Conheça seus ingredientes

Conhecer os ingredientes a fundo é um passo importante para acertar na combinação deles. Por isso, sempre analise suas características (especialmente de aroma e de sabor) antes de colocá-los no prato.

Conte com a Artkulinaria

A Artkulinaria é um portal feito por cozinheiros para cozinheiros. Lá você encontra vídeos, dicas e cursos ministrados por profissionais renomados que vão auxiliá-lo a tornar a tarefa de cozinhar bem ainda mais prática e prazerosa!

Então, conseguiu perceber que para cozinhar bem tudo que você precisa é de um pouco mais de prática? Aproveite e compartilhe com a gente suas experiências deixando um comentário no post!