Início » 10 dicas de cozinha para chefs novatos
Chefs

10 dicas de cozinha para chefs novatos

dicas de cozinha

Cozinhar é uma habilidade que parece ser para poucos, mas não deveria. Com um pouquinho de coragem e bastante força de vontade, é possível colocar a mão na massa e aprender que cozinha, no final das contas, é mais prática do que apenas teoria.

Para deixar a sua rotina ao cozinhar ainda mais ágil, especialmente se você é um chef novato, algumas estratégias podem ajudar. Então, que tal conferir estas 10 dicas de cozinha que separamos para você?

1- Faça sempre o mise en place

Mise en place é o nome dado para aquele momento em que você pega todos os ingredientes que serão usados na receita e deixa tudo prontinho para começar: pica, descasca, higieniza, separa. Fazer o mise en place é praticamente um ritual obrigatório do cozinheiro, já que ajuda a ter tudo organizado e à mão para o momento de preparar uma receita.

2- Acerte no arroz

Nada de servir arroz empapado para quem vai saborear sua comida. Fazer um arroz soltinho é obrigação de qualquer chefe — até mesmo os novatos — e não é nada difícil. Tudo que você precisa é lavá-lo bem antes de cozinhar, escorrer toda a água e fritar no óleo antes de colocar a água de cozimento. Além disso, não erre na medida da cocção: para cada porção de arroz, você deve colocar a mesma de água, ok?

3- Arrase no ovo frito

O ovo frito é aquela receita que todo mundo que se aventura na cozinha tem que saber. Para não fazer feio e preparar aquele ovo bem apresentável, você precisa ter atenção para quebrá-lo bem devagar (com a ajuda de uma colher) e colocá-lo delicadamente em uma panela com pouquíssimo óleo ou antiaderente. Depois, é só esperar fritar — e nada de ficar usando colher para mexer no ovo!

4- Faça um bife bem suculento

Para preparar uma carne saborosa, você precisa de três cuidados:

– Garantir que ela esteja totalmente descongelada antes de ir para o fogo;

– Amaciar a peça antes de temperar (com suco de laranja, limão ou batedor de carne);

– Selar o bife com pouco óleo, um lado de cada vez, sem ficar pressionando o pedaço contra a chapa quente. Quanto mais água seu bife conseguir manter, mais suculento ele será.

5- Acerte no macarrão al dente

Para um chef, nada é mais feio do que servir um macarrão que passou do ponto. O ideal é que a massa esteja sempre al dente. Por isso, para acertar o ponto, você precisa aquecer a água da cocção e só adicionar a massa quando ela estiver fervendo. Fique de olho nela a fim de não perder o ponto. Para tanto, sempre tire um pedacinho do macarrão para provar. Quando ele estiver firme, mas já com um sabor de cozido, é sinal de que está pronto!

6- Amasse o alho com a faca para tirar a casca

Sabe aquela dificuldade que você tem para descascar o alho de maneira rápida e sem deixar o cheiro dele na sua mão? Tudo isso acaba quando você usa a lateral da faca para pressioná-lo levemente e, dessa maneira, retirar sua casca sem grande trabalho. Caso tenha que tocar no alho para conseguir remover toda a casca, use um guardanapo para evitar o cheiro.

7- Vá preparando e higienizando tudo

Agora, conhece aquela situação de caos em que fica a cozinha depois que você termina de preparar um prato? Ela pode ser evitada quando você intercala os momentos de preparo com algumas tarefas de higienização.

Por isso, enquanto algo está cozinhando ou assando, aproveite para lavar os talheres ou arrumar a bancada, por exemplo. Assim, sempre que intercalar as atividades, você vai terminar o preparo do prato com a cozinha limpa — para um bom chef, isso faz toda a diferença!

8- É congelado? Comece a descongelar no dia anterior

Precisa preparar uma carne ou um peixe? Para essa situação, uma das melhores dicas de cozinha é tirar o alimento do congelador no dia anterior se ele estiver armazenado por lá. Isso evita que você o leve para o momento do preparo ainda com muito volume de água congelada em suas estruturas, o que pode prejudicar o sabor do alimento.

9- Uma boa faca sempre acompanha o chef

O melhor utensílio que você deve ter em mãos é uma boa faca. Isso porque, além de tornar seu trabalho rápido e eficiente, deixa-o mais seguro, na medida em que ela dificilmente vai cortar sua mão por conta de um acidente.

10- Nunca coloque sal no alimento que vai ser cozido

O sal é um condimento que pode remover todo o volume de água de um alimento, prejudicando muito seu sabor e suas características antes mesmo de ele ser preparado para consumo. Por isso, um bom chef sempre deixa o sal para ser adicionado ao final do preparo de um prato ou, até mesmo, no momento de servi-lo, visando evitar que ele prejudique o resultado final.

Então, com a ajuda dessas 10 dicas de cozinha, você estará em outro patamar quando for atuar como chef em uma próxima oportunidade.

Para quem quer se tornar ainda mais especialista, os cursos da Artkulinaria podem ajudar. Por lá, você encontra vídeos didáticos com aulas, dicas e orientações de chefs renomados de todas as especialidades. E o melhor é que você pode assistir quando e onde quiser. Não perca mais tempo e conheça agora mesmo!