Início » Diferenças entre os pontos da carne
Comes e Bebes

Diferenças entre os pontos da carne

De sabor incomparável e de extrema importância para a nossa saúde por ser fonte de proteína, a carne vermelha deve ser escolhida, tratada e preparada da melhor maneira possível. Hoje em dia temos diversos tipos de corte e, por conta disso, podemos escolher o que mais nos agrada para preparar determinado prato.

Uma das dificuldades na hora de preparar um churrasco é escolher e acertar o ponto da carne. O gosto de cada pessoa varia e precisamos conhecer bem das técnicas na execução para que o ponto fique do jeito que a pessoa deseja comer.

Para preparar, é necessário saber responder a seguinte pergunta:

como saber se está na hora de virar a carne ou retirar da grelha?

Sabendo responder, você conseguirá preparar e saber as diferenças e características de cada ponto. Vamos lá?

1. Ponto Bleu ou Extra Rare
Popularmente conhecida como selada, a carne é cozida na superfície e na parte interior levemente aquecida, deixando sua estrutura praticalmente sem alterações. É o ponto que conquista o coração dos amantes por carne vermelha por ser o mais macio. Para alcançar este ponto, deixar a superfície em contato com a chapa ou frigideira ou churrasqueira quente por um período curto de tempo. Em questão de aparência, a carne fica muito mais suculenta e tentadora. Quanto mais selada, menos suculência ela perde.

2. Mal Passada ou Rare
A carne mal passada tem sua estrutura modificada com a coagulação de algumas proteínas. Acima do ponto Bleu, ela fica com superfície bem grelhada e o miolo consegue manter parte do suco e coloração avermelhada. O tempo da sua cocção é entre 2 a 3 minutos de cada lado na temperatura de 52 a 55ºc. Para os apaixonados por carne, esse é o sabor ideal para quem gosta de apreciar o sabor.

3. Ao Ponto para Mal ou Medium Rare
Se tratando de aparência, se assemelha bastante com a mal passada. O que difere são as bordas que aparentam um aspecto mais cozido e apenas o centro avermelhado e úmido de sangue.

4. Ao Ponto ou Medium
Nesse ponto, toda a estrutura já foi modificada tornando-se uma carne mais firme. Para esse preparo, a carne possui superfície atraente, com uma cor caramelizada, o interior ainda com uma faixa rosa bem no centro do corte e suas bordas mais tostadas comparada aos pontos anteriores. De toque macio, essa carne deve ser colocada com cerca de dois centímetros de espessura em uma chapa bem quente entre 5 a 6 min de cada lado em uma temperatura de 60 a 65ºc.

5. Ao Ponto para Bem ou Medium Well
Nesse estágio a carne já está durinha, a cor já foi alterada e as proteínas desnaturadas. Poucos sucos em seu interior.

6. Bem passada ou Well Done
Aqui toda a estrutura da carne já foi alterada não existindo sucos em seu interior ficando assim ressecada. A superfície fica com aspecto de “torrada” e todo o suco da carne já se foi. Sua coloração muda ficando em tons puxados para o marrom e de consitsência rígida.
Chegar nesse ponto é extremamente difícil, pois as bordas devem ficar completamente tostadas sem ficar queimadas. O grande segredo é selar em fogo alto e continuar o cozimento em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

E você, já tem um ponto preferido de carne?