Início » Pão caseiro: aprenda os segredos dos melhores pães do mundo sem precisar sair de casa
Comes e Bebes

Pão caseiro: aprenda os segredos dos melhores pães do mundo sem precisar sair de casa

pão caseiro

Aprender a fazer o seu próprio pão caseiro é uma das atividades mais apaixonantes que um cozinheiro pode viver.

É incrível descobrir a mágica que apenas alguns ingredientes são capazes de oferecer para formar um alimento tão nutritivo e saboroso quanto os vários tipos de pães que consumimos na nossa rotina.

Se você é um marinheiro de primeira viagem nesse mundo dos pães, já deve ter percebido que colocar a mão na massa é algo que exige paciência — e alguns segredinhos. Então, que tal conferir alguns deles neste post e colocar em prática na próxima vez que for fazer o seu pão?

Deixe ovos, leite e ingredientes gelados em temperatura ambiente

Sabe aquele ovo ou leite geladinho que você tirou do refrigerador só para usar na sua receita de pão? Antes de colocá-los na mistura, garanta que estejam em temperatura ambiente. Com isso, você facilita o desenvolvimento de uma massa mais aerada e cremosa. Só use o ingrediente gelado se a receita contar com essa orientação.

Esqueça o fermento químico para bolos

Usar fermento químico é uma prática muito comum no dia a dia de quem produz bolos, certo? Mas, para pães, a praticidade desse tipo de fermento pode não ser uma boa ideia. Como os pães exigem a formação de características muito específicas, como uma crosta bem crocante e uma massa aerada e saborosa, o fermento biológico é a pedida certa para fazer aquela receita irresistível. Por mais trabalhoso que seja utilizar e cuidar de um fermento biológico, saiba que ele é um dos responsáveis por mudar a receita do seu pão caseiro.

Use leite para fazer um pão caseiro mais fofo

O segredo de uma massa fofinha e bem levinha de pão é adicionar leite à sua receita. A água pode deixar a casca mais crocante e seca, mas o leite, além de amaciar e hidratar o amido (como a água faz), dá um toque de cremosidade única para a massa, deixando-a com aquele aspecto irresistível.

Utilize farinha bem peneirada

Quantas vezes você já peneirou a farinha antes de utilizá-la em suas receitas? Nenhuma? Saiba que essa prática pode fazer a diferença para o seu pão caseiro. Peneirar a farinha permite que o ar se desloque melhor, deixando-a mais fofa e trazendo uma textura ainda melhor para o pão.

Fique atento para que a temperatura do forno esteja no ponto

Um dos grandes motivos de falha na produção de um pão é o erro da temperatura colocada no forno que vai assá-lo. Em temperaturas altas, ele fica duro e torrado. Em baixas, ele não se desenvolve. Por isso, sempre garanta que seu forno seja capaz de manter uma temperatura entre 200ºC e 250ºC — e nunca se esqueça de preaquecê-lo!

Siga fielmente a ordem da receita

Você sabia que a ordem que você mistura os ingredientes pode influenciar de maneira significativa o resultado final do seu pão caseiro? Por isso, não seja rebelde e obedeça a receita que será executada. Opte sempre por misturar secos separadamente, adicionando os outros ingredientes aos poucos. Nada de colocar tudo no recipiente e fazer uma única mistura, ok?

Para se tornar ainda mais expert na prática da panificação e do pão caseiro, conheça os cursos incríveis da ArtKuliaria sobre o tema! Lá você ainda encontra aulas com Fernando Oliveira — um dos 20 melhores chefs de panificação do mundo. Não deixe de conferir!