Início » Os segredos do saco de confeitar (chega de errar!)
Comes e Bebes Sem categoria

Os segredos do saco de confeitar (chega de errar!)

saco de confeitar

Para quem trabalha com confeitaria ou gosta de preparar doces dos mais diversos tipos, o saco de confeitar pode ser um dos maiores desafios enfrentados na hora de finalizar um prato.

Apesar de ter manuseio um pouco complicado para quem ainda não tem prática com ele, o saco de confeitar conta com alguns segredos que podem facilitar seu uso. Então, que tal aprender alguns deles para aplicar no seu dia a dia? Continue a leitura e saiba mais!

Escolha o tipo de saco de confeitar que você vai usar

Sacos de confeitar podem ser encontrados aos montes em lojas de confeitaria ou especializadas em itens de cozinha. Você pode optar por versões descartáveis ou reutilizáveis e com tamanhos diferentes — estes variam de acordo com o volume que você precisará usar do ingrediente que será aplicado com ele.

Não se esqueça dos adaptadores de bico

Para deixar os detalhes do seu doce do jeitinho que imaginou, é preciso contar com a ajuda dos bicos de saco de confeitar. Esses bicos podem ter vários tamanhos e são capazes de dar um estilo diferente ao seu prato.

Entretanto, a fim de utilizar os bicos no seu saco de confeitar, faz-se necessário contar com a ajuda de adaptadores para encaixá-los corretamente na ponta. No geral, eles têm duas partes, uma externa e uma interna, que ajudam a posicionar o bico corretamente para o uso do saco.

Tenha atenção ao encher o saco de confeitar

Talvez, o maior desafio do uso do saco de confeitar esteja relacionado à sua capacidade de preencher esse material com a cobertura ou o recheio que você deseja usar. Mas, acredite, essa não é uma tarefa que precisa ser tão difícil assim!

Primeiramente, o que você precisa fazer é virar o seu saco de confeitar ao contrário, para que possa começar a preenchê-lo. Com a ajuda de uma espátula, você enche os espaços do saco, sempre começando pela ponta para evitar ao máximo a presença de ar no material. Além disso, tenha cuidado para não deixar o saco muito cheio. O ideal é que ele fique com uma quantidade satisfatória para que possa manipulá-lo com facilidade.

Usando o saco de confeitar

Para fazer o uso correto do saco de confeitar é preciso deixar as duas mãos disponíveis para manipular o item. Segure a parte final do saco com uma mão, fechando o conteúdo, e com a outra, vá apertando o recheio para baixo, permitindo que ele saia no bico escolhido.

Comece lentamente para garantir que, caso haja um pouco de ar na ponta, o conteúdo saia devagar e não cause uma grande sujeira. Quando conseguir entender o volume de material que vai sair da ponta, comece a decorar o seu prato.

Sempre limpe o material após o uso

Se você optou por usar sacos de confeitar, bicos e adaptadores reutilizáveis, sabe que após o uso precisará higienizá-los, certo? Para isso, uma boa técnica para garantir a retirada do conteúdo que restou internamente é jogar um pouco de água quente nas paredes do saco. Assim, ele vai derreter e sair naturalmente.

Depois dessa primeira etapa, lave o saco normalmente com a ajuda de água e detergente sem perfume. É importante lembrar que, em hipótese alguma, você pode deixar o material de molho na água, visto que essa prática pode endurecer o recheio (especialmente se for de chocolate) e estragar seu utensílio.

Quer aprender mais técnicas sobre como usar o saco de confeitar na sua cozinha? Confira agora mesmo nossos cursos de bolo e de confeitaria e aumente sua criatividade na hora de elaborar receitas incríveis!